E-mail

Em Sorriso, Buzetti caminha ao lado de centenas de pessoas pelo fim da violência doméstica

A primeira edição da caminhada “Passos que Inspiram” reuniu centenas de pessoas no Parque Ecológico Municipal de Sorriso, no último sábado (8), Dia Internacional da Mulher. O evento, idealizado pela senadora Margareth Buzetti, autora da lei do Pacote Antifeminicídio, e pela primeira-dama da cidade, Mara Fernandes, marcou a luta contra a violência doméstica e mobilizou a população e autoridades da região.

Estiveram presentes o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, a primeira-dama Mara Fernandes, a desembargadora Maria Erotildes, o deputado estadual Alberto Machado, além de gestores de municípios vizinhos, que reforçaram a importância de eventos que conscientizam e unem a comunidade.

Sorriso foi escolhida para sediar a caminhada “Passos que Inspiram” devido aos alarmantes índices de violência registrados nos últimos anos. De acordo com o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho de 2023, Sorriso ocupou a 6ª posição entre as cidades mais violentas do país, com uma taxa de 70,5 mortes violentas para cada 100 mil habitantes em 2022.

Além disso, em novembro de 2023, o município foi palco de um crime bárbaro, a chacina de Cleci Calvi Cardoso e suas três filhas, assassinadas em sua residência. O crime foi um dos motivadores para a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais , outra lei sancionada em 2024, de autoria da senadora Margareth Buzetti, que visa dar mais transparência à sociedade ao acesso de dados de pessoas condenadas pelos crimes de estupro. Pela nova versão, os dados de pessoas condenadas por crimes sexuais devem ser incluídos no sistema de consulta processual após a decisão em primeira instância.

“Foi emocionante ver tantas pessoas caminhando juntas por essa causa, assim como ver o seu Regis presente, que é viúvo e pai das mulheres Calvi Cardoso no local, foi muito importante para mim. A presença de cada um aqui mostra que estamos, de fato, comprometidos em construir uma sociedade mais segura para as mulheres”, afirmou a senadora Margareth Buzetti.

Durante a programação, foi inaugurado o “Banco Vermelho”, um símbolo permanente da luta contra a violência de gênero, promovido pela Secretaria da Mulher.