E-mail

Após intervenção de Buzetti, Abrigo Bom Jesus terá médico e enfermeiros plantonistas para atender os idosos

Em abril a senadora havia levado a interventora da saúde de Cuiabá, Danielle Bertucini, para conhecer a situação atual do Abrigo

Um mês após receber a visita da senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), acompanhada da interventora da saúde de Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini, o Abrigo Bom Jesus irá finalmente contar com médico e enfermeiros de plantão. Essa era uma demanda antiga da instituição que abriga atualmente cerca de 80 idosos. Nesta segunda-feira foi assinado um termo de cooperação na Secretaria Estadual de Saúde que possibilitará a atuação dos profissionais de saúde no Abrigo.

“Esta era uma responsabilidade do município que não estava sendo cumprida. Por isso resolvi convidar a interventora para ver de perto a situação do Abrigo. Nós temos a obrigação moral de cuidar dos nossos idosos. E além disso, se o idoso recebe o atendimento médico lá, é menos um leito ocupado no hospital e que pode ser utilizado para atender outros pacientes”, explica a senadora.

O termo assinado nesta segunda-feira garantiu atendimento médico de segunda a sexta-feira e três enfermeiros que farão plantão no esquema 12 por 36 horas. Na ocasião da visita da interventora e da parlamentar, em 15 de abril, uma das principais reclamações foi não haver enfermeiros à noite para atender os idosos.

“A nossa motivação inicial foi a senadora nos chamar para conhecer de perto a realidade deles, a necessidade dos pacientes e de conhecer o Abrigo Bom Jesus. Então, numa visita junto a ela, nós verificamos vários idosos internados, sem assistência médica todo esse tempo, sem o profissional enfermeiro tendo que atender durante o período da noite. Então poder garantir agora essa assistência que iniciou com uma motivação pela senadora é muito gratificante mesmo”, disse.

O presidente em exercício do Abrigo Bom Jesus, Altir Magalhães Junior, também fez questão de ressaltar o desempenho da senadora. “Com certeza a Fundação agradece a Senadora Margareth e a Interventora Daniela, por essa grande ajuda que veio para facilitar ainda o melhor dos cuidados dos idosos. O médico era uma falta todos os dias na Fundação, quando um idoso precisava renovar receita, alguma coisa, tinha que ir para uma unidade básica, tirando vaga de quem realmente está precisando. Então, a Fundação Abrigo Bom Jesus vê isso como uma excelente essa ajuda”, agradeceu.

O Abrigo Bom Jesus recebe idosos em Cuiabá desde 1940. Desde novembro do ano passado, com o agravamento da crise de saúde em Cuiabá, o Abrigo não recebia mais a visita dos médicos da Clínica da Família, dificultando a atualização do quadro clínico dos idosos.