No último sábado (22), oito crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) puderam se divertir assistindo de camarote, a uma partida do Cuiabá Esporte Clube, na Arena Pantanal, pelo Campeonato Brasileiro de 2023, considerado o futebol de elite do país. Isto ocorreu em uma inciativa inédita do Governo do Estado de Mato Grosso e o Cuiabá EC, que a pedido da senadora Margareth Buzetti à primeira-dama Virginia Mendes, que acolheu a ideia como parte dos Programas SER Família Inclusivo e SER Família Sensorial.
Com direito a acompanhantes, os oito torcedores mirins foram escolhidos por meio de sorteios realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) aos beneficiários que estão cadastrados na Carteira de Identificação do Autista (CIA), que pode ser emitida pelo aplicativo MT Cidadão.
A senadora Margareth acompanhou junto a secretaria Grasielle Bugalho, de perto como foi a partida assistida pelos torcedores e ressaltou que a medida foi idealizada após um pedido feito pelo médico Enã Rezende, que é autista, no dia de sua posse no Senado.
“O Dr Enã me pediu por mais inclusão e isso aqui é inclusão. É dar a oportunidade de eles estarem em um ambiente em que os outros estão, mas com segurança, onde ele pode e consegue estar. Graças a Deus conseguimos realizar. Agradeço à primeira-dama, Virginia, o governador Mauro e a Grasi pelo apoio e a parceria nesse brilhante projeto, que eu tenho certeza de que veio para colorir à vida dessas pessoas”, disse.
Para o próximo jogo, que será realizado no domingo (30) contra o Grêmio, os interessados deverão se cadastrar no link.